MEC: Saiba o que é e qual a sua importância

Links Patrocinados

Entender sobre o MEC é crucial para quem deseja se inserir no ensino superior ou técnico. Entenda tudo sobre.

Ela está sob responsabilidade do governo e seu intuito e trazer efeitos positivos na educação da sociedade.

Entenda o MEC e seus programas oferecidos.

O que é o MEC?

O MEC ou Ministério da Educação é o órgão responsável pela as educação de qualidade brasileira. Ele é o responsável por validar todo o sistema educação, verificando a qualidade de ensino dos cursos das instituições.

Links Patrocinados

Assim, se uma instituição receber o certificado do MEC quer dizer que os cursos oferecidos são de qualidade e válidos para o mercado de trabalho e reconhecimento social.

O MEC foi criado em 1930 pelo presidente Getúlio Vargas. O MEC está no decreto nª19 402 de novembro de 1930.

Veja mais informações sobre o MEC.

ECURSOS - MEC
ECURSOS – MEC

Os Programas MEC

Além disso, o Ministério da Educação oferece diversos programas para contribuir socialmente, entre eles:

BNCC

O BNCC são os conjuntos de temas que são considerados essenciais para todos os alunos de ensino básico. Ela é elaborada para que o ensino siga um padrão específico de qualidade, onde irá garantir que todo cidadão tenho um conhecimento mínimo.

Através da BNCC que são feitas as aulas de educação infantil, ensino fundamental e médio.

ENEM

O ENEM é o vestibular para certificar no nível de conhecimento sobre os conteúdos de ensino médio que um cidadão obteve.

Assim, ele poderá usar a sua nota para comprovar seu nível de conhecimento e conseguir bolsas de estudos ou descontos nas mensalidades e até mesmo vagas em universidade federais.

Além disso, com o ENEM é possível conseguir acesso a outros programas como o Fies ProUni e Sisu.

ECURSOS - MEC
ECURSOS – MEC

Fies

O Fies é um programa de facilitação ao acesso de estudantes considerados de baixa renda. Ele poderá receber um financiamento estudantil para o seu ensino superior.

O programa só poderá ser acionado para universidades privadas. Embora ele receba uma ajuda financeira, será necessário que esse dinheiro seja devolvido, pois ele é como se fosse um empréstimo estudantil que pode ser pago de uma forma mais confortável.

Links Patrocinados

O pagamento deverá ser realizado somente depois que o estudante terminar a sua formação.

ProUNI

O ProUNI oferece uma bolsa de estudos parcial ou integral para alunos de baixa renda. Diferente do Fies, que deverá ser pago, aqui a bolsa é para desconto, onde o valor abatido não precisará ser pago.

Sisu

O Sisu é um sistema informativo para que instituições públicas que oferecem curso de ensino superior possam ofertar vagas com descontos ou bolsas de estudos para candidatos que tenham realizado o ENEM.

Pronatec

O Pronatec é o programa que cria cursos de educação profissional, técnicos e tecnológicos. Aqui, o intuito é facilitar a formação profissional e inserir o máximo de pessoas possível no mercado de trabalho.

Além dos cursos oferecidos, o Pronatec ainda poderá contribuir com assistência financeira.

A assistência financeira é aplicada por meio de vestibulares, onde os com melhores notas poderão conquistar a vaga ou descontos nas mensalidades do ensino técnico.

Agora que você conhece o MEC, você poderá estudar quando quiser.

Aproveite e faça o seu cadastro no nosso site para receber diversos cursos livres e técnicos gratuitos, bolsa de estudos, benefícios, além de dicas de estudos.

Para fazer o cadastro basta clicar aqui e colocar seu nome, e-mail, contato telefônico e clicar em “Enviar”.

Fique por dentro de todos os cursos em nosso site através das redes sociais Instagram e Facebook.