fbpx
loader image
Links Patrocinados

Se deseja ingressar na faculdade, mas não tem condições financeiras para bancar todo o processo, você precisa conhecer o ProUni, Fies e o Sisu.

Todos os programas são do Governo Federal e visam a possibilidade dos estudantes de baixa renda ingressarem no ensino superior, através das bolsas de estudos. Que podem chegar até 100%.

Veja a seguir quais são as diferenças entre eles, bem como funciona e quais são os requisitos para poder participar.

O ProUni

O ProUni ou Programa de Universidade para todos, é um programa do MEC que oferece bolsas de estudos.

Links Patrocinados

A bolsa poderá ser integral ou até 50% do valor da mensalidade em instituições particulares de nível superior.

E-cursos_ProUni
E-cursos_ProUni

Como funciona?

As bolsas integrais são concedidas para quem tem renda familiar per capita de 1,5 salário mínimo. No caso das bolsas parciais, será necessário ter renda familiar de 3 salários mínimos per capita.

A bolsa deve ser solicitada na universidade em conjunto com a nota do ENEM e condição familiar. Para isso será necessário se cadastrar no programa e se inscrever em até 2 instituições.

Depois disso, será feita uma nota de corte, onde a nota do ENEM deverá ser mais alta do que das pessoas que estão concorrendo ao mesmo curso na mesma instituição.

Após encerrar as datas de inscrição, os candidatos pré-selecionados deverão comparecer às instituições para comprovar sua condição. Por último, será necessário apenas fazer sua inscrição.

Requisitos

Além disso, ele deverá estar dentro de 1 desses itens:

Saiba como fazer a sua inscrição em”ProUni: Bolsa de estudos para a faculdade“.

Links Patrocinados

O Sisu

O Sisu ou Sistema de Seleção Unificada foi criado pelo MEC para que instituições e faculdades de ensino superiores oferecem bolsas de estudos para participantes do ENEM.

Os candidatos que tiverem as melhores notas, receberão as melhores bolsas de estudos. Já os com piores notas, poderão concorrer às bolsas e conquistá-las se houver disponibilidade.

São feitas diversas chamadas, para dar primeiro as chances aos candidatos mais bem classificados, e conforme for sobrando vagas, elas são disponibilizadas para os demais candidatos.

Assim, o Sisu vem com uma grande oportunidade, onde você poderá se inscrever em diversas faculdades públicas e renomada e gratuita.

E-cursos_Sisu
E-cursos_Sisu

Como funciona?

Depois que você criar a sua conta no Sisu, você poderá escolher até duas opções de cursos. Sendo possível mudar esses cursos quantas vezes quiser, até a data de encerramento.

Depois disso, as vagas serão distribuídas para os candidatos com as melhores notas. Contudo, respeitando as regras de cotas e vagas reservadas.

Por esse motivo, é preciso escolher tudo adequadamente, porque você só receberá a chance caso seja considerado um dos melhores candidatos.

Requisitos

Saiba como fazer a sua inscrição em “SISU: Oportunidade de bolsa de estudos com o ENEM“.

O Novo Fies

O Novo Fies ou Novo Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do MEC que está escrito na lei nº10.260.

Seu objetivo é conceder uma oportunidade de financiamento para faculdades particulares. Para isso, será necessário fazer uma das provas do MEC como ENEM, Fuvest e etc.

Assim, você poderá parcelar sua faculdade de uma maneira que caberá no seu bolso, onde ainda poderá receber descontos pela nota da prova.

É possível receber zero de juros para o pagamento, desde que você faça tudo corretamente.

E-cursos_Fies
E-cursos_Fies

Requisitos

Saiba como fazer a sua inscrição em “Novo Fies: Pague a sua faculdade com mais facilidade“.

Perfeito! Agora você sabe quais são as diferenças entre esses programas do Governo Federal. Não perca tempo e faça sua inscrição nos programas para conseguir estudar de forma mais barata.

Aproveite e faça o seu cadastro no nosso site para receber diversos cursos livres e técnicos gratuitos, bolsa de estudos, benefícios, além de dicas de estudos. Para fazer o cadastro basta clicar aqui e colocar seu nome, e-mail, contato telefônico e clicar em “Enviar”.

Fique por dentro de todos os cursos em nosso site através das redes sociais Instagram e Facebook.